quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Abordando a questão da violência urbana

A partir da letra da música “O calibre”, do grupo Os Paralamas do Sucesso, analise-a junto com a turma, enfatizando alguns trechos da canção. Debata com os estudantes as restrições no direito de ir e vir impostas pela violência urbana. Para isso, utilize os seguintes trechos da música: Por que caminhos você vai e volta? Aonde você nunca vai? Em que esquinas você nuca para? A que horas você nunca sai? Posteriormente, questione como a violência interfere na vida dos alunos.
Aproveite esse momento para destacar o processo de “confinamento” da população, que gera investimentos em segurança, alarmes, grades nas residências, entre outros. Outro aspecto importante a ser elucidado se refere a falta de credibilidade dos órgãos de segurança pública – “Não há estado, não há mais nação”. Explore ao máximo o conteúdo aliado à canção.


Dica do Professor Wagner de Cerqueira e Francisco
Equipe Brasil Escola

O calibre

Eu vivo sem saber até quando ainda estou vivo
Sem saber o calibre do perigo
Eu não sei d'aonde vem o tiro (2x)

Por que caminhos você vai e volta?
Aonde você nunca vai?
Em que esquinas você nunca para?
A que horas você nunca sai?
Há quanto tempo você sente medo?
Quantos amigos você já perdeu?
Entrincheirado, vivendo em segredo
E ainda diz que não é problema seu.

E a vida já não é mais vida
No caos ninguém é cidadão
As promessas foram esquecidas
Não há estado, não há mais nação
Perdido em números de guerra
Rezando por dias de paz
Não vê que a sua vida aqui se encerra
Com uma nota curta nos jornais.

Eu vivo sem saber até quando ainda estou vivo
Sem saber o calibre do perigo
Eu não sei d'aonde vem o tiro (2x)



Nenhum comentário:

Postar um comentário