segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O trabalho de campo no ensino de geografia

O trabalho de campo é um forte aliado ao ensino de geografia uma vez que permite o contato do aluno com a realidade. A experiência empírica possibilitada pela atividade extra sala auxilia ao aluno no desenvolvimento de um olhar geográfico relacionando o conteúdo aprendido em classe com a prática.
Para que o trabalho de campo possa ser devidamente efetivado, o professor precisa antecipadamente fazer um planejamento que inclui elaboração de roteiro com horários, locais de visitação e objetivos do campo. Ainda assim, tendo em vista a dinamicidade da realidade, em alguns casos o campo não acontece como o planejado, hipóteses discutidas em aula podem ser refutadas e novas ideias podem ser incorporadas.
Desta forma, como produto da união entre teoria e prática ocorre a produção do conhecimento geográfico.
Existem vários textos que analisam a importância o trabalho de campo no ensino de geografia. Muito do que é discutido em torno desse assunto pode ser visto nos links abaixo:

http://egal2009.easyplanners.info/area03/3355_Oliveira_Antonio_Marcos_Machado_de.pdf

http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=1214

http://egal2009.easyplanners.info/area03/3047_Campos_Carvalho_Breylla.pdf

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Vídeos para ensinar Geografia

Na atual era da Internet informações diversificadas circulam de maneira multiescalar a todo momento. É preciso muita cautela e um olhar crítico na hora de selecionar as páginas que vamos acessar. Embora exista uma grande quantidade de conteúdo fúteis na Internet, ela pode ser uma grande aliada de professores no planejamento de aulas de conteúdos específicos. Abaixo estão alguns links com vídeos que tratam de maneira didática temas da geografia.
Clique no tema escolhido

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Guia para entrevistas com professores de geografia

A fim de compreender mais a fundo os desafios de ensinar nos dias atuais ninguém melhor para entrevistar do que os próprios professores de geografia. Destarte, elaboramos um guia com algumas perguntas que nortearão as entrevistas, mas as questões não terão um caráter fixo. Será privilegiado uma conversa informal que pemita-nos descobrir informações interessantes que podem ir além das perguntas previamente elaboradas.

1) Nome:

2) Área na educação:

3) Há quanto tempo atua na profissão de professor?

4) O que o levou a escolher a profissão de professor de geografia?
a) Afinidade com a disciplina
b) Possibilidades financeiras
c) Decepção com outras áreas
d) Influência de amigos ou parentes

5) Quando as pessoas o veêm, existe algo que você usa que lhe identifica como professor?

6) Você se sente satisfeito com a carreira de professor ou gostaria de mudar?

7) O que você acha da atual condição da relação professor X aluno?

8) Com relação a salário, o que você acha da valorização do professor em comparação com as demais áreas de nível superior?

9) Existe um projeto que analisa a possibilidade de dar uma melhor remuneração para professores de disciplina consideradas mais "importantes" como matemática e português, o que você acha disso?

10) Se pudesse mudar alguma coisa no ensino público atualmente o que mudaria?